Os anos iniciais do Ensino Fundamental começam com uma grande mudança prática na rotina dos estudantes. Pela primeira vez as crianças experimentam aulas divididas por componentes curriculares, como língua portuguesa, matemática, ciências e história, por exemplo.
Esta organização de conteúdos permite aprimorar a abordagem dos temas, mergulhando mais profundamente na complexidade do conhecimento. Neste segmento é iniciado o processo de alfabetização, munindo as crianças com a leitura e escrita, ferramentas básicas e fundamentais para o desenvolvimento intelectual dos estudantes.
Nesta etapa os estudantes iniciam também o processo de avaliações, desenvolvendo ainda mais o senso de responsabilidade e compromisso com o resultado quantitativo do seu aprendizado. Outro fator levado muito a sério aqui no Colégio Plural é a missão de estimular o desenvolvimento das habilidades socioemocionais dos nossos estudantes. Afinal, o objetivo da educação não deve ser apenas quantitativo; a educação precisa formar cidadãos para a vida em sociedade, dotado de todas as habilidades necessárias.
Gabriela Barrena Coordenadora Responsável
“Fazer parte do Colégio Plural é uma grande realização para a minha vida profissional”.
Paulistana, mãe de uma menina e atuante na área da educação desde 2004. Formada em Pedagogia pela Mackenzie em 2007, trabalhou durante 8 anos na educação social com famílias em situação de vulnerabilidade, crianças em regime de trabalho infantil e pessoas em situação de rua. Desde 2014 atua como professora na rede particular de ensino, com ampla experiência na educação infantil e no ensino fundamental - anos iniciais. Entrou para o time do Colégio Plural em 2023.